Início » Estratégias para quem quer arrumar emprego

Estratégias para quem quer arrumar emprego

Partiu trabalho: estratégias para quem quer arrumar emprego

por Lucca
0 comentários

O desemprego na Bahia, mesmo após queda recente, segue alto. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), o estado ainda enfrenta mais de 11% de desemprego, comprometendo a vida de inúmeras famílias.

Para auxiliar a população que busca recolocação no mercado, o Agora Bahia News traz caminhos importantes que devem ser considerados para aumentar as chances de arranjar emprego. Confira!

Busque serviços especializados

Muitas pessoas não sabem, mas diferentes esferas do poder público contam com serviços especializados em recolocação profissional. Eles fazem a chamada intermediação de mão-de-obra, ou seja, aproximar empresas interessadas em contratar e profissionais em busca de trabalho.

Em Salvador, a prefeitura possui o Simm (Serviço de Intermediação de Mão-de-obra Municipal), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), que realiza tal tarefa. O interessado em emprego deve buscar o site da secretaria ou consultar mais infromações através do perfil do instagram da Semdec.

O Governo do Estado, por sua vez, oferece à população o SineBahia, vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que também faz a intermediação de mão-de-obra. Interessados podem acessar o site do serviço ou entrar em contato pelo WhatsApp (71) 3202-2005.

Prepare o currículo e a entrevista adequadamente

A apresentação de currículo é uma parte importante na obtenção de empregos: através do currículo, a empresa terá seu primeiro contato com o trabalhador a ali já terá suas primeiras impressões, podendo gostar do que viu ou até descartá-lo de imediato. Assim, é fundamental ter um currículo bem-feito sempre pronto para uso. Confira algumas dicas:

  • Fique atento à escrita: um erro de português pode eliminar o candidato na hora a depender da rigidez do empregador. Caso tenha qualquer dúvida, peça a outra pessoa para revisar;
  • Não “maquie” o currículo: não coloque experiências que não possui nem tente “enfeitar” itens com descrições e características exageradas. Se o empregador perceber, certamente renderá eliminação do processo seletivo;
  • Evite o uso de um design muito exagerado, o que é desnecessário e pode “pegar mal”. Prefira um modelo mais simples;
  • Caso tenha itens e experiências em áreas diferentes, avalie se tudo deve mesmo constar ou se vale a pena focar no conteúdo que interessa para aquela vaga específica em que se está candidatando.

Além do currículo, é fundamental se preparar para entrevistas de emprego. Nelas, o candidato tem a chance de mostrar suas qualidades ao empregador e “convencê-lo”. Portanto, temos também algumas dicas para fazer bonito na hora da entrevista:

  • A maioria das entrevistas costuma usar perguntas como “onde você se vê profissionalmente daqui a X anos?” ou “qual o seu maior defeito?”. Faça uma pesquisa e prepare-se para esses questionamentos mais comuns;
  • Assim como no currículo, não tente “enfeitar” demais, exagerando ou inventando qualidades e experiências. Você pode acabar se atrapalhando ou o recrutador pode simplesmente perceber sua estratégia e rejeitá-lo;
  • Fale apenas o que te for perguntado e não se estenda demais nas respostas;
  • Vista-se de maneira sóbria porém sem excesso de formalidades, a menos que a vaga seja mais específica quanto à vestimenta;
  • Procure agir naturalmente e relaxar antes de iniciar a entrevista.

Leia também...

Deixe o seu comentário

Todos os Direitos Reservado @2024 – CNPJ: 58.459.119/0001-07. Desenvolvido por Núcleo Geek