Início » Obra da BYD é alvo de denúncias de trabalho análogo à escravidão

Obra da BYD é alvo de denúncias de trabalho análogo à escravidão

Força-tarefa esteve no local da construção da fábrica da BYD em Camaçari

por robertohashtag1@gmail.com
0 comentários

Em 23 de dezembro de 2024, uma força-tarefa composta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 163 trabalhadores chineses em condições análogas à escravidão na construção da fábrica da montadora Build Your Dreams (BYD) em Camaçari, Bahia.

Os trabalhadores, empregados pela empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda, estavam alojados em condições degradantes, com camas sem colchões adequados, falta de armários, banheiros insuficientes e precários, além de áreas de alimentação inadequadas.

Em resposta, a BYD rescindiu imediatamente o contrato com a Jinjiang Construction Brazil Ltda, afirmando não tolerar desrespeito à lei brasileira e à dignidade humana.

Este incidente destaca a persistência de práticas laborais abusivas na Bahia, mesmo em setores industriais de grande porte.

Em novembro de 2024, seis trabalhadores foram resgatados em Salvador e Lauro de Freitas, incluindo um vigilante que trabalhava há 10 anos sem registro formal e cinco homens alojados em condições insalubres em um depósito de mercadorias.

Em março de 2023, cinco trabalhadores foram encontrados em condições semelhantes em uma carvoaria no bairro de Cassange, em Salvador, recebendo apenas R$ 0,16 por saco de carvão produzido.

Esses casos evidenciam a necessidade de intensificar a fiscalização e promover ações educativas para erradicar o trabalho análogo à escravidão na região.

As autoridades reforçam a importância de denúncias anônimas por meio do Sistema Ipê, acessível em ipe.sit.trabalho.gov.br, para combater essas práticas e garantir condições dignas de trabalho para todos.

Leia também...

Deixe o seu comentário

Todos os Direitos Reservado @2024 – CNPJ: 58.459.119/0001-07. Desenvolvido por Núcleo Geek