O verão está chegando na Bahia, e, como todo ano, a população já se prepara para curtir as praias e programações ao ar livre que sempre se tornam badaladas nessa época em todo o estado.
No entanto, sol, calor e umidade – combinação muito comum em Salvador, por exemplo — podem trazer surpresas desagradáveis para a sua saúde e qualidade de vida. Assim, preparamos algumas dicas para curtir o verão com tranquilidade e bem-estar, evitando preocupações. Confira!
1 – Hidrate-se corretamente
Sabemos que beber água em quantidade é fundamental para a saúde e que no verão, principalmente em ambientes externos, tendemos a desidratar mais do que o normal. Mas como se hidratar de forma correta?
A quantidade de água ideal a ser bebida por dia depende de vários fatores e pode ser bem maior que o número comumente falado de dois litros. Vale uma dica importante: não espere sentir sede! No verão, beba água constantemente ao longo do dia, sem dar espaço para a sede chegar.
Também evite recorrer a refrigerantes e sucos caso a sede aperte. Refrigerantes não hidratam! Você estará “enganando” a sede sem se hidratar de verdade, e pior: assim como no caso dos sucos, você estará ingerindo calorias à toa. Também evite exagerar no álcool, que desidrata – e muito!
Para matar a sede, prefira sempre água, ou então a água de coco, que, além de hidratar, tem minerais e vitaminas importantes para a sua saúde.
2 – Cuidado com os fungos
Calor, umidade e escuridão são a receita perfeita para a proliferação de fungos. Assim, evite permanecer muito tempo com uma mesma roupa íntima no calor, pois tal descuido pode aumentar o risco de micoses. Da mesma forma, ao ir à praia ou piscina, evite permanecer com a roupa de banho molhada por muito tempo.
Também fique atento aos pés: ao ir a barracas de praia ou clubes, evite andar descalço, principalmente quando for a banheiros e chuveiros de uso comum. Coloque sandálias e evite o risco de contato com fungos, protegendo seus pés de micoses.
3 – Proteja-se do sol
O verão baiano é sinônimo de sol e muita gente quer “pegar um bronze” ou simplesmente não se importa muito de ficar exposto ao sol. Cuidado! Além de contribuir para o risco de câncer de pele no longo prazo, os raios solares também podem prejudicar a pele e causar desconfortos imediatos, isso para não falar no risco de insolação.
Evite ficar exposto diretamente à luz do sol entre 10h e 16h, quando os raios ultravioleta estão mais fortes. Se for para a praia, mesmo na sombra, use protetor solar. Quanto maior o fator de proteção, melhor, mas evite a todo custo FPS menor do que 30. Fique atento a sinais de queimadura e insolação e mantenha-se hidratado.
4 – Atenção à alimentação
O calor do verão tende a aumentar a dificuldade do organismo humano para digerir alimentos, fazendo com que a digestão de comidas pesadas, com muita gordura, seja mais complexo. Assim, vale a pena evitar refeições muito pesadas para reduzir o risco de complicações gastrointestinais.
Também vale lembrar que, no calor, o risco de contaminação de alimentos é maior, especialmente aqueles que envolvem ovo e derivados do leite em sua preparação. Fique atento ao prazo de validade e à conservação dos alimentos que come.
Por fim, voltando à questão da hidratação, também alguns alimentos podem ajudar: frutas ricas em água, como melão, abacaxi e melancia, são boas pedidas no verão por colaborarem com a hidratação, além de terem outros nutrientes importantes.